
Isenção jovem do IMT na compra de casa com novos limites em 2025
Perceba quais os limites deste benefício, atualizados em 2025.
Isenção IMT jovem com valores limite aumentados em 2025
A isenção de IMT direcionada aos jovens até aos 35 anos, em vigor desde agosto passado, viu os seus valores limites aumentar este ano. Em que valores se encontra então, neste momento?
Este benefício conta com uma tabela específica que inclui quatro escalões, garantindo uma isenção total para os imóveis que se enquadrem no primeiro escalão, cobrando uma taxa de 8% sobre parte do valor que ultrapasse esse limite.
Os valores dos limites em 2024 assentavam num valor máximo de imóvel, para acesso à isenção total, de 316.772 euros, e para a isenção parcial (com a taxa de 8%) de até 633.453 euros.

Porém, com a atualização dos escalões do IMT no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), o valor máximo de isenção total subiu para 324.058 euros (mais sete mil euros do que em 2024), e o valor máximo de isenção parcial, isto é, a parcela sujeita à taxa de 8%, passou para 648.022 euros (mais 15 mil euros face a 2024).
De notar que os requisitos para os jovens beneficiarem da isenção se mantêm: os jovens não podem ter sido proprietários de imóveis nos três anos anteriores à compra da casa, e devem ter até 35 anos à data da escritura.
Leia também: Financiamento a 100% no crédito habitação para jovens: Como funciona?
Quer aceder a este benefício fiscal e cumpre os requisitos? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto tratam de todo este processo de contratação do crédito habitação por si, sem nenhum custo! Os agentes encontram a melhor proposta do mercado, com as condições mais adequadas a si. Simule já: