analytics
Escadas em descida com rapaz deitado no meio das mesmas

Heranças: Um dos herdeiros utiliza imóvel impedindo partilhas, e agora?

No momento de partilhar heranças, deve ser tido em conta o “cabeça-de-casal" dos herdeiros. Perceba a explicação de Dantas Rodrigues face a esta questão, em seguida. 

22 May 20242 min

Liked what you just read? Share it!

O que acontece quando um dos herdeiros impede partilha de heranças? 

Quando um dos herdeiros impede a partilha de heranças, neste caso, de um imóvel ao estar a utilizá-lo: O que se pode fazer? 

Quem o esclarece é Dantas Rodrigues, na rubrica do Notícias ao Minuto “Trabalho e impostos (des)complicados”, sobre temas como trabalho, finanças pessoais e impostos. 

De acordo com o advogado, a lei civil – artigo 2091º do Código Civil – enquanto a herança se encontrar indivisa, os direitos da mesma “só podem ser exercidos conjuntamente por todos os herdeiros ou contra todos os herdeiros”. 

“Dito isto, o herdeiro que utiliza o imóvel e está a impedir as partilhas não é um titular de um direito concreto sobre esse bem ou quaisquer outros bens da herança. Só após a partilha é que poderá ter algum direito, caso esse bem lhe fosse adjudicado, sendo certo que esse direito retroage ao momento da abertura da sucessão, conforme vertido no artigo 2119º do Código Civil”, explicita Dantas Rodrigues. 

Pelo que, até à partilha, a herança e os bens que a constituem são administrados pelo cabeça-de-casal, segundo o artigo 2079º do Código Civil. Então, quem tem posse do imóvel em causa e o administra, é o cabeça-de-casal. 

O que significa que, “se o herdeiro não entrega voluntariamente o imóvel, e o usa como se fosse propriedade exclusivamente sua, pode ser proposta ação judicial contra o mesmo, de forma a reivindicar a propriedade (da herança indivisa) e restituir a posse ao cabeça-de-casal", clarifica o advogado na rubrica do Notícias ao Minuto. 

Para questões relativas a créditos e/ou seguros, contacte os agentes do Poupança no Minuto. Disponibilizamos serviços gratuitos para que possa esclarecer todas as suas dúvidas relativas a poupança e o universo financeiro, como artigos diários e uma newsletter semanal, além de o podermos ajudar a poupar com os seus produtos renegociando condições ou transferindo os contratos! Contacte-nos já. 

Newsletter

Subscribe to our newsletter and don't miss any content.



Simulators
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Credit Intermediary registered with Banco de Portugal (Bank of Portugal) as nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda (Insurance Mediation Ltd), registered at ASF as nº 423578365


Poupança no Minuto is a brand owned by Financefy, S.A., a linked credit intermediary registered with the Bank of Portugal under number 0006860. Services authorized to provide: Presentation or proposal of credit agreements to consumers. Assistance to consumers, through the performance of preparatory acts or other pre-contractual management work in relation to credit agreements that have not been presented or proposed by the company. Lenders: Bankinter, S.A. - Branch in Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Branch in Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Branch in Portugal, Real Estate Credit Union, S.A., Credit Financial Establishment (Sole Proprietorship) - Branch in Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Credit Financial Institution, S.A.