analytics
Perfil de risco de clientes em crédito habitação melhorou em 2023

Perfil de risco de clientes em crédito habitação melhorou em 2023

Segundo o Banco de Portugal (BdP), o perfil dos clientes que contraíram créditos habitação em 2023 foi, na sua maioria, de baixo risco. Perceba o que está em causa. 

04 Apr 20243 min

Vous avez aimé ce que vous avez lu? Partagez-le!

Contratação de um crédito habitação? É connosco... contacte os intermediários de crédito da Poupança no Minuto e aceda à melhor proposta de financiamento, de forma gratuita! 

Crédito habitação: 61% em 2023 foram clientes de baixo risco 

O Banco de Portugal (BdP) divulgou a informação: Em 2023, o perfil de risco dos novos clientes de crédito habitação melhorou, sendo que 61% dos contratos foram contraídos por clientes de baixo risco. 

Os dados foram apresentados no relatório de acompanhamento das recomendações macroprudenciais do BdP, citados em notícia do Notícias ao Minuto, e revelam que “desde 2018 observa-se uma melhoria do perfil de risco dos mutuários que contratam créditos à habitação”. 

O crescimento dos contratos concedidos a clientes de baixo risco foi então visível, uma vez que aumentou de 49% em 2022 para 61% em 2023, num ano marcado pelo aumento das taxas de juro e preços da habitação. 

Nestes dados estão incluídas as transferências de créditos habitação entre bancos, tendo sido 2023 um ano excecional com o aumento das transferências, o que torna, por isso, o perfil dos clientes não “diretamente comparável com o de anos anteriores”. 

Mas o que significa um cliente de baixo risco? Define-se por uma taxa de esforço inferior ou igual a 50% do rendimento e um rácio Loan-to-value (LTV) – valor emprestado pelo banco face ao valor da casa – inferior ou igual a 80%. 

Em 2023, os clientes com risco elevado (taxa de esforço superior a 60% e rácio LTV superior a 90%) representaram apenas 3% do total, e os clientes de risco intermédio 36% do total. 

Já a maturidade média ponderada das novas operações de crédito habitação relevou ser de 30,6 anos em dezembro de 2023 – o que leva o BdP a concluir que os bancos estão a cumprir com a recomendação de convergir a maturidade média para 30 anos. Mas note-se que na União Europeia (UE), Portugal continua a ter das maturidades mais elevadas nos novos contratos de crédito habitação. Isto porque nos restantes países da UE a maturidade média oscila entre 20 e 27 anos. 

Os prazos longos de crédito habitação têm como objetivo a avaliação da capacidade de o cliente continuar a pagar o empréstimo e as taxas de juro subirem. 

Sendo que, com o aumento das taxas de juro em 2023, o BdP reduziu o teste de esforço exigido aos clientes de 3% para 1,5% para facilitar o acesso ao crédito habitação. Ainda que tenha mantido critérios da medida macroprudencial de 2018, como os limites de prazo de financiamento, bem como o rácio entre o montante do crédito e o montante do imóvel em garantia. 

Se em 2024 quer contratar um crédito habitação, recorra a um intermediário de crédito! Os agentes da Poupança no Minuto disponibilizam serviços gratuitos para encontrar a melhor proposta de financiamento entre os vários bancos, e a que mais se adeque a si! Fale connosco para saber mais. 

Newsletter

Abonnez-vous à notre newsletter et ne manquez aucun contenu.



Prêt immobilier
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermédiaire de Crédit inscrit auprès de la Banque de Portugal avec le nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrite à la ASF avec le nº 423578365


Poupança no Minuto est une marque de Financefy, S.A., intermédiaire de crédit lié, immatriculé auprès de la Banque du Portugal sous le numéro 0006860. Services autorisés : présentation ou proposition de contrats de crédit aux consommateurs. Assistance aux consommateurs, par la réalisation d'actes préparatoires ou d'autres travaux de gestion précontractuelle relatifs à des contrats de crédit non présentés ou proposés par l'entreprise. Prêteurs: Bankinter, S.A. - Succursale au Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Succursale au Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Succursale au Portugal, Immobilier Credit Union, S.A., Établissement Financier de Crédit (Entreprise Unique) - Succursale au Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Institution Financière de Crédit, S.A.